Shows de bandas com reconhecimento nacional e de cantores locais em diversos municípios ao longo de todo o mês de junho, apresentações de grupos folclóricos em diversos pontos, culinária de dar água na boca, cidades tranquilas e com população acolhedora, rede hoteleira estruturada e com profissionais capacitados para oferecer uma boa experiência ao visitante. Esses são alguns dos motivos que têm feito com que turistas de todos os estados do Brasil escolham Sergipe como destino para os feriados nacionais ou regionais.

E todo esse encantamento tem sido refletido por números, especialmente os das taxas de ocupação dos estabelecimentos filiados à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE). O mês de junho já registra alto índice de ocupação. Para o feriado de Corpus Christi está em 78% e para semana de São João em 90%, com grande perspectiva de chegar bem próximo aos 100%, uma vez que ainda falta uma semana para comemoração do principal santo do ciclo junino.

“São bons números não somente para a hotelaria sergipana, mas também para toda a nossa economia, afinal de contas, o turismo é uma cadeia que envolve diversos atores, como o ambulante que vende artesanato na praia, o feirante do mercado central, o dono de restaurante e o empresário do shopping, por isso existe a analogia de que o turismo é a indústria sem chaminé”, observa o presidente da entidade, professor José Wilson dos Santos.

De acordo com o professor José Wilson, com o arrefecimento da pandemia de Covid-19, um dos setores que terá o fluxo naturalmente aumentado, em todo o mundo, é o do turismo. Em Sergipe, essa tendência de crescimento pode ser ainda mais evidente, porque o entendimento de que tudo está interligado tem se tornado cada vez mais claro para os atores que compõem o trade local.

Segundo ele, muita coisa interessante é feita no estado, porém, são ações isoladas que acabam não convergindo para o bem comum, mas “soltas ao vento” e sem forças para impulsionar o turismo sergipano.

“Unidos, todos venceremos, porque o turismo não é de um setor apenas, é de todos nós, inclusive da população, que pode e deve nos ajudar nesse processo de alavancagem do segmento, sendo ainda mais cordial com nossos visitantes, divulgando nas redes sociais as belezas que possuímos, agindo de forma positiva e proativa para tudo de bom que possuímos”, explica o presidente da ABIH-SE.

Agenda do turista em SE

Entusiasta do setor, o professor José Wilson concorda com a máxima da publicidade brasileira: “quem não é visto, não é lembrado”. Por isso, no mês de maio, ele reuniu atores do trade turístico e imprensa para o lançamento do projeto Agenda do Turista em Sergipe, uma ferramenta da ABIH-SE que tem como objetivo ser o principal espaço para divulgação de todos os eventos programados (das mais variadas categorias) para acontecer no estado.

A agenda está focada em seis eixos principais: Ciências e Negócios, Cultura e Artes, Esportes e Passeios, Festas e Shows, Gastronomia e Religiões. A ideia de construir um espaço que congregue todas as informações partiu da observação de que, muitas vezes, os turistas buscam saber o que há de programação na cidade, inclusive antes de chegar, e acabam, por vezes, sem obter respostas satisfatórias.

“Já começamos a alimentar tanto o site, quanto o Instagram Agenda do Turista em Sergipe e, em breve, faremos a capacitação de quem trabalha nos hotéis para que conheçam essas ferramentas e as indiquem aos hóspedes. Estou muito esperançoso de que ela se tornará, realmente, um espaço de referência para quem busca entretenimento em Sergipe”, declara o professor José Wilson.

Ele enfatiza que a agenda é um espaço de divulgação gratuita e que, para ter o sucesso esperado, é necessária a participação de todos os organizadores e promotores de eventos de Sergipe, no sentido de enviarem todas as informações para o e-mail comunicacao@abih-se.com.br . A Agenda do Turista em Sergipe pode ser acessada pelo endereço https://abih-se.com.br/agenda-do-turista ou pelo Instagram @agendadoturistaemsergipe

Ascom ABIH-SE